Header Ads Widget

header ads

QUATRO CAMPEÕES IMPROVÁVEIS DA COPA DO BRASIL


No futebol, nem sempre ter o melhor elenco e ser o favorito é garantia de vitória. Isso fica ainda mais evidente em torneios de tiro curto disputados em mata-mata como é a Copa do Brasil. Disputada desde 1989, algumas vezes clubes de menor expressão surpreenderam eliminando gigantes 
e avançaram até a final. Até o momento, em quatro oportunidades as zebras conquistaram o título e são estes títulos que vamos destacar hoje.


1 - CRICIÚMA – CAMPEÃO EM 1991

Na edição de 1990, o Criciúma já havia surpreendido eliminando o Internacional na primeira fase e depois de passar pelo Coritiba, eliminou o São Paulo nas quartas de finais. Mas em 1991, o Tigre, que contava com Luiz Felipe Scolari como técnico, foi ainda mais longe e sagrou-se campeão da Copa do Brasil, deixando pelo caminho o Atlético Mineiro nas oitavas com duas vitórias por 1 a 0, e depois de desbancar o Goiás e o Remo nas fases seguintes, conquistou o título após dois empates com o Grêmio na grande final. A Copa do Brasil de 1991 foi primeiro título nacional de Santa Catarina e ainda é a maior conquista do estado.


3 - JUVENTUDE – CAMPEÃO EM 1999

Em 1998 o Juventude já havia surpreendido o futebol gaúcho com a conquista do estadual e em 1999 tornou-se o único time do interior gaúcho a conquistar um título nacional e, graças ao título, é também o único do interior a disputar a Copa Libertadores. Fluminense, Corinthians, Bahia e Internacional foram vítimas do Juventude, com direito a goleadas de 6 a 0 sobre o Fluminense e 4 a 0 sobre o Inter. Na Final, após vencer o Botafogo por 2 a 1 em Caxias do Sul, o título veio em um empate em 0 a 0 em um Maracanã lotado com mais 101 mil torcedores. Este é até hoje o maior público registrado na história da Copa do Brasil.


7 - SANTO ANDRÉ – CAMPEÃO EM 2004

O ano de 2004 entrou para a história como ano das zebras no futebol e o Santo André foi uma desses protagonistas. O time do ABC Paulista já havia surpreendido do Atlético Mineiro na segunda fase e o Palmeiras na semifinal. O adversário da grande final foi o Flamengo que mesmo tendo apenas empatado em 2 a 2 no ABC, considerava como certo o título. Tanto que já havia um palco armado para um show da Ivete Sangalo para a comemoração. Mas em pleno Maracanã lotado por 73 mil torcedores, o Santo André venceu por 2 a 0 e sagrou-se campeão. A proeza do Ramalhão foi contada no livro “Eles Calaram o Maracanã”, escrito pelo jornalista Vladimir Bianchini.


9 - PAULISTA DE JUNDIAÍ – CAMPEÃO EM 2005

A última grande zebra a conquistar o título foi o Paulista de Jundiaí em 2005. Treinado pelo então desconhecido Vagner Mancini, o Paulista, que nunca disputou a série há do Brasileirão, foi eliminando adversários superiores como Botafogo, Internacional e Cruzeiro até encarar o Fluminense na final. O Paulista venceu o primeiro jogo em casa por 2 a 0 e segurou empate em 0 a 0 no São Januário, garantindo o título da Copa do Brasil.


Confira as maiores zebras da copa do Brasil em nosso canal. 



Postar um comentário

0 Comentários